sábado, 21 de maio de 2016

TPM na visão do Ayurveda

Segundo o Ayurveda, um dos sistemas de cura mais antigos do mundo, com origem na Índia, a natureza funciona de forma cíclica. Vivemos sob a influência dos ciclos da vida, do dia e das estações do ano. Quanto mais entendemos estes ciclos e nos adaptamos a eles, mais perto ficamos de um estado de saúde e equilíbrio.

Para as mulheres ainda existe mais um ciclo natural ao longo do mês: o ciclo menstrual. O ciclo menstrual consiste em uma série de conexões perfeitas e integradas entre o sistema nervoso central da mulher, sua parte hormonal e sua parte ginecológica, que tem como objetivo final dar vida a um novo ser humano. Assim, todo mês, se esse objetivo não é alcançado, há uma descamação da camada interna do útero, levando a um sangramento ao qual chamamos de menstruação.

As mulheres que não querem engravidar ou que já tiveram seus bebês poderiam pensar, que a menstruação é uma “sangria inútil” como vem sendo discutido em alguns meios de comunicação. Porém, segundo o conceito Ayurvédico, a menstruação também funciona como uma limpeza do organismo feminino, tanto de ponto de vista físico, com renovação da camada interna do útero, quanto do ponto de visto psicológico, mental e emocional. Ou seja, o período menstrual seria uma oportunidade para que cada mulher possa se renovar, se desintoxicar e até se compreender melhor. As mulheres têm este privilégio mensal porque são, justamente, capazes de dar vida a um novo ser.

Consciência é a chave
A maneira como a mulher vive o mês vai influenciar no aparecimento ou não dos sinais e sintomas da TPM. Por isso, a primeira dica para eliminar estes sintomas seria prestar mais atenção em si mesmo e tentar fazer pequenas coisas para desacelerar ou contrabalancear os excessos do dia a dia, sejam eles alimentares ou do estilo de vida. Para isso, é interessante procurar uma dieta compatível com a sua tipologia, chamada de dosha dentro do Ayurveda, praticar exercícios físicos moderados, fazer atividades relaxantes e que tragam prazer e tentar aprofundar-se cada vez mais no autoconhecimento, para que cada mulher possa ter um entendimento do que aumenta seu estado de equilíbrio e o que diminui.

Receitas para diminuir os sintomas da TPM:

– para cólicas pré-menstruais ou durante o período menstruais, chás de erva doce com camomila, de funcho ou mentrasto (Ageratum conyzoides – pode ser comprado em lojas de produtos naturais) ajudam bastante se tomados de 2 a 3 vezes no dia. Colocar bolsa de água morna na região de baixo ventre também ajuda a arrefecer as cólicas;

– para dores de cabeça, o chá de rodelas de gengibre e camomila;

– se o que incomoda é o inchaço, torre levemente em uma frigideira, sem nenhuma oleosidade, 1 colher de sopa de sementes de cominho com 1 colher de sopa de sementes de coentro e depois deixe esta mistura ferver por 2 minutos em 200 ml de água. Coe, espere esfriar um pouco e tome 2 vezes ao dia para um efeito diurético moderado;.

– se os problemas forem de mudanças de humor, irritação, choro fácil ou ansiedade, existem técnicas de relaxamento que podem ajudar. Sente em um local confortável, com postura ereta e faça respirações profundas, procurando acalmar cada vez mais o fluxo respiratório e consequentemente a mente. Fique nesta postura pelo tempo que achar necessário.

E por fim, não encare o período pré-menstrual ou a menstruação como um conjunto de eventos anormais, incômodos e patológicos. Estes eventos são fisiológicos, naturais e fazem parte de um ciclo natural da mulher. Aproveite o período como uma oportunidade de renovação e de autoconhecimento. Hari OM!


sexta-feira, 20 de maio de 2016

Sobre o Mantra Om Shanti Shanti Shantihi

Oṃ śāntiḥ Oṃ - Om que haja paz, paz, a mais perfeita paz.

Om Shanti Om é o Mantra da Paz no hinduísmo e mostra que a paz está disponível para nós em todos os momentos. Repeti-lo ajuda a criar mais paz no mundo, pois quando prenunciamos algo com o coração puro e a mente focada, estamos usando a nossa consciência para dar um passo para a realidade.

Quando se entoa este mantra a consciência se eleva durante uma meditação e induz ao estado de relaxamento profundo quando repetido muitas vezes. Busque extrair toda a força vital do mantra visualizando o impacto de cada palavra recitada: quando recitar o primeiro shanti, evoque a paz interior; na segunda vez, evoque a paz para sua família e amigos; já na terceira vez, paz para o planeta. Fazendo isso você evoca a paz para todos os lugares.

OM é o som primordial, considerado como o próprio som do universo, o som pelo qual todos os outros se formam, assim, representa o passado, o presente e o futuro. Ele é composto pelas letras a, u e m, sendo um som anasalado, sendo que sua vibração segue da cabeça para o peito.

SHANTI significa “paz”, tanto no budismo como no hinduísmo. Seu significado é lindo e no mantra deve ser repetido 3 vezes, representando a paz no corpo, no espírito e na mente.

No hinduísmo todos os ensinamentos terminam com Om shanti, shanti, shanti para evocar a paz.

No Yoga esse mantra pode ser recitado antes de uma prática, para selar a harmonia entre professor e aluno, já que demonstra a intenção de troca de conhecimento entre os praticantes e o professor, dando aquilo que há de melhor em cada um e o que cada um pode oferecer.


O Significado do Mantra Hare Krishna

A vibração transcendental estabelecida pelo cantar de Hare Krishna, Hare Krishna, Krishna Krishna, Hare Hare/ Hare Rama, Hare Rama, Rama Rama, Hare Hare é o método sublime para se reviver a nossa consciência transcendental. Como almas espirituais, nós todos somos originalmente entidades conscientes de Krishna, mas, devido à nossa associação com a matéria desde tempos imemoriais, a nossa consciência está adulterada pela atmosfera material. A atmosfera material, na qual todos nós estamos agora vivendo, é chamada de maya, ou ilusão. Maya significa “aquilo que não é”. E o que é essa ilusão? A ilusão é que nós todos estamos tentando ser senhores da natureza material, ao passo que a verdade é que estamos sob o jugo de suas leis estritas. Quando um servo artificialmente tenta imitar o mestre todo-poderoso, é dito que ele está em ilusão. Tentamos explorar os recursos da natureza material, mas, na verdade, nós ficamos cada vez mais atados, enredados em suas complexidades. Portanto, embora ocupados em uma árdua luta para conquistar a natureza, estamos sempre mais dependentes dela. Essa luta ilusória contra a natureza material pode ser parada de uma só vez ao revivermos a nossa eterna consciência de Krishna.

Hare Krishna, Hare Krishna, Krishna Krishna, Hare Hare é o processo transcendental para se reviver essa consciência pura e original. Cantando essa vibração transcendental, podemos eliminar todas as dúvidas do nosso coração. O princípio básico de todas essas dúvidas é a falsa consciência de que somos o senhor de tudo o que está ao nosso alcance.

A consciência de Krishna não é uma imposição artificial à mente. Essa consciência é a energia original e natural da entidade viva. Quando ouvimos essa vibração transcendental, essa consciência revive. Esse método, o mais simples, é recomendado para esta era. Ademais, através da experiência prática, a pessoa pode perceber que, por cantar esse maha-mantra, a grande oração para a libertação, ela pode sentir o êxtase transcendental advindo da dimensão espiritual.

No conceito material de vida, estamos ocupados na gratificação dos sentidos, como se estivéssemos no inferior estado de vida animal. Uma pessoa um pouco acima desse estado de gratificação dos sentidos é aquela ocupada em especulação mental com o objetivo de se libertar das garras da matéria. Um pouco acima desse estado especulativo, quando se é inteligente o suficiente, está aquele que tenta encontrar a suprema causa de todas as causas, interna e externamente. E quando está verdadeiramente no plano da compreensão espiritual, ultrapassando todos os níveis dos sentidos, da mente e do intelecto, tal pessoa está no plano transcendental.

O cantar do mantra Hare Krishna advém da plataforma espiritual, e, deste modo, essa vibração sonora ultrapassa todos os níveis inferiores de consciência: sensorial, mental e intelectual. Não há necessidade, portanto, de entender a língua do mantra, nem há necessidade alguma de especulação mental ou qualquer ajuste intelectual para o cantar do maha-mantra. É espontâneo, originário da plataforma espiritual, e, portanto, todos podem participar do cantar, não sendo necessária qualquer qualificação prévia.

No início, pode não haver a presença de todos os êxtases transcendentais, que são em total de oito: aturdimento, transpiração, arrepio dos pelos corpóreos, balbuciência, tremor, palidez, choro em êxtase e estado de transe. Contudo, não há dúvidas de que o cantar, mesmo que seja breve, pode levar a pessoa imediatamente à plataforma espiritual, e, desta forma, ela mostra o primeiro sintoma disso na vontade de dançar juntamente com o cantar do mantra. Nós vemos isso acontecer. Até mesmo uma criança pode participar do cantar e do dançar. Se a pessoa estiver muito enredada na vida material, é certamente necessário um pouco mais de tempo para que chegue ao nível padrão, mas até mesmo um homem absorto no modo de vida materialista pode alcançar a plataforma espiritual muito rapidamente. Quando o mantra é cantado de modo amoroso por um devoto puro do Senhor, ele produz a maior eficácia nos ouvintes, em virtude do que esse mantra deve ser ouvido a partir dos lábios de um devoto puro do Senhor, para que então efeitos imediatos possam ser obtidos. Tanto quanto possível, o canto dos não-devotos deve ser evitado. Leite tocado pelos lábios de uma serpente possui efeitos venenosos.

A palavra “Hara” é a maneira de se dirigir à energia do Senhor, e as palavras “Krishna” e “Rama” são formas de se dirigir ao próprio Senhor. Ambas as palavras “Krishna” e “Rama” significam “o prazer supremo”, e “Hara” é a suprema energia do Senhor, a qual, conjugada no vocativo, torna-se “Hare”. A Suprema energia de prazer do Senhor nos ajuda a alcançar o Senhor.

A energia material, chamada maya, é também um das muitas energias do Senhor. E nós, as entidades vivas, também somos energia, a energia marginal do Senhor. As entidades vivas são descritas como superiores à energia material. Quando a energia superior entra em contato com a energia inferior, uma situação incompatível surge, mas, quando a energia marginal superior entra em contato com a energia superior, Hara, ela se estabelece em felicidade, sua condição normal.

Estas três palavras “Hare”, “Krishna” e “Rama” são as sementes transcendentais do maha-mantra. O cantar é um chamado espiritual para o Senhor e Sua energia darem proteção à alma condicionada. Esse cantar é exatamente como o choro genuíno de uma criança pela presença de sua mãe. A mãe Hara ajuda o devoto a alcançar a graça do pai, e o Senhor Se revela para o devoto que canta esse mantra sinceramente.

Nenhum outro meio de perfeição espiritual é tão efetivo nesta era de desavenças e hipocrisia quanto o cantar do maha-mantra: Hare Krishna, Hare Krishna, Krishna Krishna, Hare Hare/ Hare Rama, Hare Rama, Rama Rama, Hare Hare.

Fonte: voltaaosupremo.com

Surya Namaskar

Surya - Sol
O Sol é a fonte de luz, de calor e da vida em nosso planeta, sem o sol a vida não seria possível, mas o sentido mais exato desta saudação é a invocação da luz como fonte de conhecimento. O sol nos possibilita a capacidade de visão e o conhecimento rápido e direto de toda a manifestação, por essa razão, na tradição Indiana a luz, o fogo e o sol são símbolos de sabedoria e do conhecimento de nossa essência.

Namaskar - Saudação
Prestar reverência ao Sol, representa sintonizar-se com o ciclo da vida e morte, sintonizar-se com o poder maior e Divino que reside no centro do Céu e no centro de nosso Ser, aquele que tudo ilumina e não é iluminado por nada, aquele que não tem início e nem fim, o Deus em cada um. Assim sendo, reverencio a luz que representa o conhecimento, única forma de revelar aquilo que sempre fui mas que na minha ignorância sou incapaz de ver.

O objetivo da saudação ao Sol é sincronizar o movimento com a respiração para aguçar a mente. Isso produzirá um aquietamento das emoções e dos pensamentos. Ao mesmo tempo, fortalece o corpo, aumenta a saúde geral e estimula as glândulas adrenais e timo, no coração, produzindo uma sensação de leveza e felicidade, e conduz ao conhecimento da própria força interior.