sábado, 21 de maio de 2016

TPM na visão do Ayurveda

Segundo o Ayurveda, um dos sistemas de cura mais antigos do mundo, com origem na Índia, a natureza funciona de forma cíclica. Vivemos sob a influência dos ciclos da vida, do dia e das estações do ano. Quanto mais entendemos estes ciclos e nos adaptamos a eles, mais perto ficamos de um estado de saúde e equilíbrio.

Para as mulheres ainda existe mais um ciclo natural ao longo do mês: o ciclo menstrual. O ciclo menstrual consiste em uma série de conexões perfeitas e integradas entre o sistema nervoso central da mulher, sua parte hormonal e sua parte ginecológica, que tem como objetivo final dar vida a um novo ser humano. Assim, todo mês, se esse objetivo não é alcançado, há uma descamação da camada interna do útero, levando a um sangramento ao qual chamamos de menstruação.

As mulheres que não querem engravidar ou que já tiveram seus bebês poderiam pensar, que a menstruação é uma “sangria inútil” como vem sendo discutido em alguns meios de comunicação. Porém, segundo o conceito Ayurvédico, a menstruação também funciona como uma limpeza do organismo feminino, tanto de ponto de vista físico, com renovação da camada interna do útero, quanto do ponto de visto psicológico, mental e emocional. Ou seja, o período menstrual seria uma oportunidade para que cada mulher possa se renovar, se desintoxicar e até se compreender melhor. As mulheres têm este privilégio mensal porque são, justamente, capazes de dar vida a um novo ser.

Consciência é a chave
A maneira como a mulher vive o mês vai influenciar no aparecimento ou não dos sinais e sintomas da TPM. Por isso, a primeira dica para eliminar estes sintomas seria prestar mais atenção em si mesmo e tentar fazer pequenas coisas para desacelerar ou contrabalancear os excessos do dia a dia, sejam eles alimentares ou do estilo de vida. Para isso, é interessante procurar uma dieta compatível com a sua tipologia, chamada de dosha dentro do Ayurveda, praticar exercícios físicos moderados, fazer atividades relaxantes e que tragam prazer e tentar aprofundar-se cada vez mais no autoconhecimento, para que cada mulher possa ter um entendimento do que aumenta seu estado de equilíbrio e o que diminui.

Receitas para diminuir os sintomas da TPM:

– para cólicas pré-menstruais ou durante o período menstruais, chás de erva doce com camomila, de funcho ou mentrasto (Ageratum conyzoides – pode ser comprado em lojas de produtos naturais) ajudam bastante se tomados de 2 a 3 vezes no dia. Colocar bolsa de água morna na região de baixo ventre também ajuda a arrefecer as cólicas;

– para dores de cabeça, o chá de rodelas de gengibre e camomila;

– se o que incomoda é o inchaço, torre levemente em uma frigideira, sem nenhuma oleosidade, 1 colher de sopa de sementes de cominho com 1 colher de sopa de sementes de coentro e depois deixe esta mistura ferver por 2 minutos em 200 ml de água. Coe, espere esfriar um pouco e tome 2 vezes ao dia para um efeito diurético moderado;.

– se os problemas forem de mudanças de humor, irritação, choro fácil ou ansiedade, existem técnicas de relaxamento que podem ajudar. Sente em um local confortável, com postura ereta e faça respirações profundas, procurando acalmar cada vez mais o fluxo respiratório e consequentemente a mente. Fique nesta postura pelo tempo que achar necessário.

E por fim, não encare o período pré-menstrual ou a menstruação como um conjunto de eventos anormais, incômodos e patológicos. Estes eventos são fisiológicos, naturais e fazem parte de um ciclo natural da mulher. Aproveite o período como uma oportunidade de renovação e de autoconhecimento. Hari OM!


Nenhum comentário:

Postar um comentário