quinta-feira, 16 de junho de 2016

Yoga Pré-Natal

Um dos objetivos das posturas de yoga durante a gestação é potencializar no corpo da mãe um “espaço” para que o bebê se desenvolva bem. Criar um equilíbrio muscular no corpo da gestante ajuda a manter uma boa postura, que por sua vez gera o bom posicionamento do bebe em sua bacia e facilita o parto. Em todas as posturas a gestante procura criar um espaço entre o osso púbico e o esterno, o que facilita a respiração. Esta auxilia no relaxamento e ajuda a gestante a voltar à atenção para sua realidade mais íntima. Um estado interno de atenção permite que a mulher lide melhor com as demandas do parto. Um corpo sem tensão e a capacidade de estar presente poupam energia durante o parto.

A auto-observação é essencial, pois cada gravidez é única e a gestação passa por diferentes fases. Geralmente o primeiro trimestre é mais conturbado pela novidade e pelas mudanças hormonais. Algumas grávidas preferem começar a praticar depois que passa essa primeira fase. Os enjôos podem ser mais intensos e deixar a gestante sem disposição. Nessa fase savasana (postura de relaxamento) pode ajudar. O savasana durante a gestação deve ser sempre feito com apoio para a coluna. Essa variação ajuda a expandir o peito, facilitar a respiração e energizar o corpo. O apoio na tronco, na cabeça e em baixo do joelhos forma um V no corpo da gestante e o bebê se aninha dentro do corpo da mãe. Os calcanhares sempre devem estar apoiados no chão.

Benefícios específicos:
Favorecimento da circulação sanguínea amenizando inchaços, dormências e varizes
Ampliação na respiração materna oxigenando melhor a mãe e o bebê
Fortalecimento do assoalho pélvico, preparando o períneo para o parto
Alívio e prevenção de dores nas costas
Recuperação mais rápida no pós-parto
Alívio na prisão de ventre
Favorecimento da comunicação mãe - bebe
Maior equilíbrio nas flutuações de humor
Redução da ansiedade


No segundo trimestre a gestante já tem os hormônios mais estáveis, se sente com mais disposição e muitas vezes tem vontade de movimentar o corpo e praticar. No terceiro trimestre as posturas em pé ajudam a preparar as pernas para um parto ativo.

Invertidas
As invertidas são muito benéficas já que regulam os hormônios e facilitam o retorno venoso diminuindo o inchaço nas pernas. Para as iniciantes o indicado, sob supervisão, é praticar invertidas mais leves como viparita karani (foto), postura com os quadris levemente elevados e as pernas apoiadas na parede.

Nenhum comentário:

Postar um comentário