sexta-feira, 12 de agosto de 2016

Yoga Baby


As atividades são bastante diversificadas e muito focadas em pontos importantes do pós-parto, como o realinhamento postural e o fortalecimento muscular. A prática ajuda não somente a restaurar a silhueta, mas também a aliviar as dores geradas pela pelas tarefas diárias com o bebê, e principalmente a reorganizar o equilíbrio emocional após o turbilhão de sensações que toma conta das mães durante esta etapa. Ainda que os exercícios sejam guiados pelas mães, o ritmo das aulas, é claro, é ditado pelos pequenos. Paradas para amamentar e trocar de fralda não são incomuns, mas sempre bem recebidas pelas demais praticantes, que também aproveitam o momento para trocar experiências.

Benefícios para a mãe:
- A atividade proporciona um momento de interação com o bebê
- Promove relaxamento, tranquilidade e autoconhecimento;
- É um momento de troca de experiências com outras mães;
- Fortalece a musculatura e promove a reeducação postural depois do parto;
- Ajuda no ganho de flexibilidade;
- Alivia dores e desconfortos do pós-parto.

Benefícios para o bebê:
- Auxilia no equilíbrio e desenvolvimento neuromuscular;
- Proporciona um sono de maior qualidade;
- Melhora e alivia cólicas;
- Promove uma conexão mais intensa com a mãe;
- Desperta coragem, força e firmeza corporal;
- São momentos de contato e socialização com outros bebês;
- Estimula a movimentação e coordenação motora.

Conexão Mãe-bebê
As mães saem das práticas mais alongadas, fortalecidas e relaxadas. E os bebês sentem imediatamente essas mudanças. É comum que, com a rotina de exercícios, o sono deles fique mais regulado e as cólicas, tão comuns nesta fase, diminuam. Os benefícios do Baby Yoga, que se estende também aos pequenos, são um reflexo da conexão entre mãe e filho. Delicadas massagens realizadas pelas mães nos bebês e momentos e intenso contato visual, silencio e reflexão entre os dois fazem parte das aulas, que duram cerca de 50 minutos.
Tudo que a mãe busca para o seu bem-estar é percebido pelo bebê, pois, neste momento, ele ainda é uma extensão dela. As práticas ajudam a mulher a desenvolver um maior domínio sobre suas emoções, alimentando sentimentos como autoconfiança e tranquilidade interior. E isso se reflete no comportamento dos pequenos.
Para que os resultados sejam positivos à mãe e ao bebê, entretanto, é preciso sempre respeitar os limites dos pequenos, as aulas só devem começar com a liberação do pediatra, quando a mãe já está pronta para realizar atividades físicas e o bebê mais firme e acordado - o que ocorre em torno do segundo mês de vida. Durante as práticas, as mães devem ficar atentas às reações dos filhos, perceber o que é agradável e o que incomoda, e modular os exercícios conforme a disposição deles. Somente quando o equilíbrio entre ambos é respeitado, a conexão se aprofunda:
- Diferentemente do que muitos pensam, o bebê recém nascido é muito sensitivo. Ele é capaz de sentir o ambiente de forma intensa e perceber se as coisas estão harmônicas ou não. Por isso, o equilíbrio da mãe e o fortalecimento do vínculo é tão importante durante este período - comenta o especialista.




Nenhum comentário:

Postar um comentário