domingo, 10 de julho de 2016

Tantra Yoga


Tantra Yoga
Tantra Yoga significa literalmente expansão para liberação (tan=expansão tra=liberação) através da prática de yoga, pranayamas e meditação. Através do Tantra Yoga nos libertamos das amarras que impedem nosso crescimento e expansão. Inclui um conjunto de técnicas de meditação, música, alimentação apropriada, regras de conduta, dança e um comportamento de otimismo em relação à vida. Tantra é uma ciência global de vida, que envolve muitos aspectos do desenvolvimento pessoal e social. A filosofia não se restringe à meditação subjetiva, mas se estende aos campos da literatura, arte, dança e medicina, é uma abordagem de vida holística. No tantra yoga atualizado pelo mestre Shrii Shrii Anandamurti, foram selecionados 42 ásanas que são mais apropriados para os seres humanos modernos. Entre essas, 5 ásanas que podem ser praticados diariamente 2 vezes ao dia foram recomendadas a todas as pessoas, sem qualquer restrição.



DIIRGHA PRANAMĀ
 Ajoelhe-se e, com as palmas das mãos juntas, estenda os braços para cima, mantendo-os juntos às orelhas. Incline-se para frente num gesto saudação, fazendo com que a ponta do nariz e a testa toquem o chão. As nádegas devem continuar em contato com os calcanhares. Ao inclinar-se, expire e permane­ça em estado de completa exalação por oito segundos. Depois disso, levante-se, inspirando. Pratique oito vezes.



BHŪJAUNGĀSANA
Deite-se em decúbito ventral. Suportando o peso nas pal­mas das mãos, levante o peito, dirigindo a cabeça para trás. Olhe para o teto. Inspire enquanto estiver levantado, e, após levantar, retenha o ar por oito segundos. Volte à posição inicial, enquanto expira. Pratique oito vezes.


YOGAMUDRĀ

Sentado em Sukhāsana (ou Padmasana), passe as mãos por trás e segure o pulso esquerdo com a mão direita. Ponha então a testa e o nariz em contato com o chão, expirando durante o processo. Permaneça assim por oito segundos, então, levante-se, inspi­rando. Pratique oito vezes.


SHAVĀSANA 
Mantenha-se quietamente deitado sobre as costas, como um cadáver, e imagine que você está sem vida. Mantenha os braços afastados do peito, sobre o chão, em uma condição perfeita­mente relaxada. Duração – aqueles que recebem a prescrição de Shavāsana devem praticá-la por até dez minutos.


PADMĀSANA 
Coloque o pé direito sobre a coxa esquerda e o pé esquer­do sobre a coxa direita. Encoste as mandíbulas e pressione a língua contra o céu da boca. Você pode manter esta postura o quanto quiser. É uma postura utilizada para meditação.

Um comentário: